sábado, 4 de julho de 2009

A Casa de Livro

Aproveitando que nossa cidade está em véspera de sua feira do livro - que este ano contará com a presença do ilustre Luís Fernando Veríssimo, o post de hoje se refere ao projeto de Olga Sanina e Marcelo Dantas para o concurso internacional para a concepção do Pavilhão do Ayuntamento de Madrid, intitulado “La Casa de Librio” (A Casa de Livro).



Neste projeto o próprio livro se torna em tema de uma instalação efêmera. O livro enquanto volume e matéria, de cuja manipulação se criam e modelam espaços. O conceito do projeto “regressa” à sua origem: um todo volumétrico e também espacial, de luz e de sombra, de planos lisos e de texturas ritmadas.





O sistema construtivo de que se faz uso é quase artesanal, sua materialidade e escala ficam muito próximas do etéreo, a luz interior, intensa, filtrada pelas mesmas telas que no exterior convidam ao toque e balançam ao sabor do vento e das sombras que sobre elas se projetam.
Uma sequência de telas origina um volume de leitura dinâmica, entre a opacidade e a transparência, filtrando o olhar para criar um lugar de acolhimento, como um pequeno esconderijo. A regularidade ortogonal do exterior contrasta com o pequeno espaço-auditório interior, onde a vivência é fluida e contínua. Simples como o livro, surpreendente e belo, como os mistérios que neles se encerram.
Simplesmente genial!

Um comentário:

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...