quinta-feira, 18 de novembro de 2010

schwimmer house, de john lautner


uma obra interessante para postar aqui é a casa schwimmer, projetada por john lautner, um dos arquitetos mais influentes do século xx. fiz um estudo sobre ele na época da faculdade e me deliciei ao ver a reportagem feita pelo archdaily.








para quem não conhece, lautner foi reverenciado no mundo da arquitetura e design por suas obras, que valorizavam a materialidade do espaço e a relação com o entorno. lautner era muito consciente do efeito emocional criado por mudanças dramáticas dos materiais ou mesmo de sua orientação e organização. arquitetos como frank lloyd wright e frank gehry (pelos quais tenho um profundo apreço) dão uma quantidade substancial de crédito para lautner, como influência para os seus desenhos e mentes como arquitetos. o próprio frank lloyd wright, que foi seu professor, referiu-se a ele como "o segundo melhor arquiteto do mundo".
















particularmente, encontro várias semelhanças com os trabalhos de vários dos melhores arquitetos nacionais, como marcio kogan, isay weinfield, paulo mendes da rocha, arthur casas, entre outros. certamente, é uma grande fonte de inspiração!

infelizmente, é fato que de todas as artes a arquitetura fica entre as menos valorizadas... uma obra de suas obras de grande valor arquitetônico, a shusett house, teve sua demolição autorizada recentemente.



3 comentários:

  1. OI LARYSSA, AGRADEÇO PELAS PALAVRAS CARINHOSAS, FICAREI ORGULHOSA SE VC LINKAR MEU BLOG, O SEU BLOG É CHEIO DE IDEIAS E INSPIRAÇÕES, UM ABRAÇO, ATÉ MAIS!!!!

    ResponderExcluir
  2. oi Larissa

    Que linda, espetacular!!!
    Com certeza casas assim são uma obra de arte e os arquitetos deveriam ser considerados grandes artistas!!!

    bju bju

    ResponderExcluir
  3. Handy design for parties, well-done.

    I wish I lived in a place with a climate like that.

    ResponderExcluir

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...