sexta-feira, 4 de março de 2011

espetáculo de luz e sombra




esta casa de estrutura simples e moderna é uma casa que combina a essência do clima, o verde e uma geometria singular. construída em terreno plano de 1500 metros quadrados em uma área residencial emergente na cidade de mendoza, argentina, esta casa está inserida em uma área de ventos fortes durante a noite e extremamente quente durante o dia.





o projeto foi visto como uma oportunidade de repensar as instalaçoes residenciais em meios suburbanos de países emergentes dentro de um contexto contemporâneo dos espaços urbanos latino-americanos, tentando entender o espaço como um estimulador, sugerindo uma geometria sensível às condições meteorológicas a fim de otimizar e operar a partir da consciência verde.





a casa acontece em torno de um pátio interno central, abrindo também os espaços principais para um grande jardim lateral. estes espaços são organizados em uma orientação norte, ganhando calor por radiação solar direta, o espaço menor e privado, são orientados para o leste, deixando as áreas de serviços ao oeste. graças ao movimento natural das massas de ar, o volume de ar quente do pátio central eleva-se, por causa da temperatura, estendendo os benefícios ambientais do perímetro do jardim, aos espaços interiores da casa.






o resultado, é um projeto cheio de contrastes, onde o alcance dramático de acesso, de onde se pode ver apenas terra e céu, encontra um espaço aberto e um profundo interior, onde várias instâncias podem ser compreendidos visualmente, onde tudo parece ser simultâneos no espaço e no tempo...



projeto de a4 estudio, publicado em decodir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...