quarta-feira, 27 de abril de 2011

casa bahia



chamado de "casa bahia", este recente projeto de marcio kogan (sempre genial!) foi pensado para salvador, ba, local de clima quente e com arquitetura de clara influência de três principais culturas: indígena, portuguesa e africana.





a casa bahia pode ser considerada uma casa ecológica, mas não por possuir a mais recente tecnologia verde - na verdade, o contrário. apesar de preceder a definição contemporânea de sustentabilidade, os detalhes técnicos da casa são muito simples: é a utilização de técnicas tradicionais de construção brasileiras e a escolha dos materiais que lhe dá o status verde.


























seu conceito arquitetônico pode e deve ser empregado em qualquer lugar, remete ao básico, ao vernacular. o arquiteto incorporou no projeto técnicas vernaculares de construtores que "já sabiam como manter o interior fresco mesmo com um sol escaldante de mais de 40°c muito antes de as idéias de le corbusier serem tropicalizados ou mesmo antes de sir norman foster dar um preciso, científico e dimensionado conceito para a arquitetura sustentável. 


apesar de uma linguagem muito atual, a casa é toda feita de acordo com aquelas antigas casas baianas, com telhas artesanais de barro e forros de madeira. as aberturas para o exterior foram feitas com grandes painéis de madeira Mashrabiyas (ou muxarabiês) - termo árabe para um tipo de janela de sacada feitas com treliças de madeira talhada, trazido ao brasil pela arquitetura colonial portuguesa já nos primeiros séculos da sua ocupação.

kogan também usou o vento nordeste soprando do mar para organizar a planta baixa e empregou ventilação cruzada nos espaços principais, mantendo o interior fresco e arejado, no calor do verão extremo. 







a casa bahia utiliza todos estes elementos que tradicionais da casa brasileira - a maioria deles verdadeiros ajustes da casa portuguesa a um clima tropical. o térreo é inteiramente organizado em torno de um grande pátio central, que permite a ventilação natural cruzada em todas as áreas e arrefece a casa, eliminando a necessidade de um sistema de ar condicionado de alta intensidade energética. essa integração também promove uma relação saudável com o ambiente externo e proporciona uma vista a um jardim exuberante. as paredes exteriores consistem em uma série de painéis deslizantes, semelhantes ao mashrabiyas tradicional, que também se prestam para a estratégia de ventilação e proteger os espaços interiores do superaquecimento.

a casa em toda a sua simplicidade é um composto extraordinário de praticidade e luxo, mas ainda consegue exalam um ar de elegância despretensiosa. sem usar de softwares "verdes", sem equipamentos e sem cálculos, a casa bahia foi considerada para onde ele está, para o clima do seu entorno, para a bahia. a organização da planta e a escolha dos materiais faz uso do conhecimento local que tem sido reinventado e incorporado ao longo da história da arquitetura brasileira, e é esta sensibilidade às mudanças climáticas, o conhecimento da cultura e do sentido do lugar que detém a verdadeira essência da sustentabilidade.



fotos de nelson kon

2 comentários:

  1. Genial esse post, fabuloso esse projeto, adorei conhecer os detalhes, quanta segurança de bom projeto ele nos proporciona, não? ah que lindo! beijos querida Silvia.

    ResponderExcluir
  2. Lindo projeto, Laryssa! Você gosta de detalhes naturais e rústicos, né?

    Beijos

    ResponderExcluir

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...